O homem, a Filosofia
e a Educação.
Pragmaticamente falando, a filosofia,
segundo o dicionário da Língua portuguesa Evanildo Bechara, é o conhecimento adquirido
por meio do pensamento investigativo acerca do sentido da existência do homem e
da realidade que o cerca. Dentro de uma perspectiva filosófica esse conceito
afirma que o ser pensante pode agregar conhecimentos ao seu repertório de
ideias através do ato investigativo, esse ato investigativo da realidade,
segundo Libânio (2002), “também faz parte das atribuições do pedagogo, que
transpõe essas ações filosóficas para realidade educacional com o intuito de
entender os processos pelos quais passam a educação”.
Pode se concluir pela sistematização
do conhecimento da realidade que o trabalho pedagógico é intrínseco à filosofia
e que ambas, filosofia e pedagogia, são indissociáveis do processo educativo. Segundo
Saviani (2007),” sua sistematização, ou seja, a sistematização da educação
ampara-se, portanto, em bases históricas e tecnológicas, entre outras para dar
conta da ação pedagógica”.
A própria filosofia em seus primórdios,
quando tinha o homem numa perspectiva essencial, vista por Platão, entendia que
a busca da perfeição se dá fundamentalmente pela educação vista como Paideia.
Após essa perspectiva essencial surge entre os filósofos e alguns cientistas a
concepção de uma perspectiva naturalista, opondo-se a perspectiva essencial.
Nessa nova perspectiva o homem passa a ser visto dentro de uma racionalidade
natural tornando o saber em ciência.
Dentro de uma perspectiva histórico-social,
o homem é considerado como membro da polis, portanto, entendido como entidade
natural e histórica capaz de intervir na existência utilizando a práxis,
tornando a educação individual e coletiva.
É notório através dos estudos da
filosofia que todas as ciências de algum modo têm como meios e ferramentas todo
um questionamento filosófico embutido para se estabelecer como ciência, assim é
comprovada tal natureza cientifica e exegese com a constatação do dado empírico
como prova de sua existência.
O processo educativo é nato ao ser
humano que vive a significar e resignificar sua realidade num movimento cíclico
que necessita sempre voltar ao seu passado com o objetivo de buscar bases e
origens; situar-se no presente para que não haja a desconstrução do
conhecimento alcançado e também um cataclismo nas relações sociais e políticas
com a perda dos valores; e projetar-se no futuro num processo contínuo de
transformação interior, o conhecimento; e exterior, o mundo físico; engrenando
o subjetivo com o concreto.
Assim, o processo de construção e
movimento por que tem passado o homem necessita de teorias e práticas aplicadas
à realidade. E é dentro desse espaço ente ambas que a filosofia se faz
importante para a formação em pedagogia, pois esta, dentro dos moldes atuais da
sociedade é indispensável ás escolas onde todos seus fundamentos são aplicados
com o intuito de melhorar a relação do indivíduo com o conhecimento,
consequentemente através de suas práticas moldar a sociedade rumo a uma
adequação à “melhor forma de viver”, ao desenvolvimento à evolução da espécie
humana como ser (animal) que se educa.
Lucas Anderson
Nenhum comentário:
Postar um comentário